Esim - An E-World Interview 5ª entrevista
Login:
Password:

Forgot password Register

Article


22
   
Report


No dia 210 do jogo perguntei ao jogador Mark Stray se ele me concedia uma entrevista sobre si mesmo, e-Porugal, e-Alpha e o e-Mundo.


Caro Sr. Mark Stray pode me conceder uma entrevista sobre si e também sobre Portugal?

- Sim, claro

Desde já agradeço a tua disponibilidade, podemos começar?

- Claro

Porque entraste neste fabuloso jogo?

- Ouvi falar do e-sim desde cedo. Um jogador no eRepublik chamado vuriJ (se não estou enganado) falou-me deste jogo no canal do meu exército na altura, chamado Black Ops (sim, é esse o nome do exército). Ao início ignorei o jogo, mas eventualmente, numa noite muito aborrecida, acabei por me registar.

Quando começaste a jogar como era o jogo?

- Bem, vou olhar para essa pergunta e respondê-la a partir de dois níveis. Começando pelo nível nacional, Portugal era um país fraco, em termos de dano, em termos de população, em termos de força, e até mesmo no mercado era bastante fraco. A vida em Portugal era extremamente difícil, de tal modo que até vivi e trabalhei na Lituânia no início. Portugal não tinha os Açores, Algarve e Alentejo, conquistados pelo Brazil. Ao mesmo tempo, Portugal assinou MPP com Brasil e México (até mesmo com a Espanha), que nos deixou um pouco encurralados, mas no sentido em que não havia nada para atacar, estávamos rodeados de aliados. A nível internacional, a Lituânia dominava completamente o jogo, e a BAY já era, creio eu, a maior MU do jogo. Apenas com o babyboom polaco finalmente houve um equilíbrio internacional, que se mantém até aos dias de hoje, ou mais precisamente, até à Polónia sair dos The Musketeers.

Qual é o teu currículo neste jogo?

- Em termos de feitos, não tenho assim tanto a dizer como parece. Fui dos primeiros jogadores activos no e-sim em Portugal. Lembro-me de quando a comunidade portuguesa era composta apenas por uns quantos jogadores. Apesar disso, nunca fui realmente um jogador activo na política. Fui eleito congressista 2 vezes devido à actividade que tinha, mas muitas vezes caía no síndrome de 2 clickes. Recentemente candidatei-me a Presidente e fui eleito, já cumpri o mandato quase todo, apenas faltam uns dias para o fim do mesmo. O highlight do mandato foi o wipe à Espanha, que nunca aconteceu antes, apesar do IRONWILL ter estado lá perto (só faltou Madrid). Fora isso, tenho algumas medalhas, nomeadamente 2 Battle Hero's que me orgulho imenso.

Como é Portugal?

- Por favor reformule a pergunta, está a ser um pouco vago

Como é Portugal em termos militares, plíticos e económicos?

- Hoje em dia, Portugal apresenta uma solidez militar; não tem MU's particularmente fortes, mas são sólidas o suficiente para dar um bom dano pelo país. Para mais, com o babyboom recente, espera-se que o poder de Portugal aumente exponencialmente nas próximas semanas. Em termos políticos, contudo, é fraco. Apenas o Governo parece ser uma organização legítima; os partidos não apresentam grande importância, existindo apenas um partido organizado, mas mesmo assim sem grande direcção. O Congresso também não tem qualquer ponta de organização, construtivismo, e espiríto crítico; o que é uma pena pois é o máximo representante de democracia neste jogo. Economicamente, é um país que tem vindo a melhorar. Contudo, é preciso olhar bem para o valor da moeda. Neste momento, sem a intervenção do Estado, a moeda portuguesa é cara (muito valiosa), e pede-se um valor mais baixo (mas não demasiado baixo, também). Os bónus de Galicia, Castile Leon e Açores são extremamente importantes para o investimento externo.

O que achas da Alpha?

- Neste momento, a ALPHA é uma aliança extremamente importante para Portugal, pois o país se encontra inserido na mesma. Esta é, sem dúvida, a aliana mais forte no jogo, que enfrenta regularmente a VETO, The Musketeers, e a Polónia, que se encontra neutral. Apesar de algum desdém entre estes 3 elementos, a única maneira de terem hipóteses contra a ALPHA, é cooperarem uns com os outros. Contudo, a ALPHA se mantém ligeiramente dominante neste momento. É uma aliança que, naturalmente, se baseia na cooperação entre os países. Em geral, a ALPHA pode ajudar Portugal como pode ajudar Lituânia, dependendo das prioridades que os líderes da aliança colocam.

O que achas do jogo?

- Este jogo tem imenso potencial, e o futuro do mesmo irá depender imenso dos administradores. Já vi um jogo similar completamente arruinado pelos administradores porque ficaram gananciosos por dinheiro. Deixaram de se importar completamente com o que os jogadores pensavam. A minha esperança é que o mesmo não aconteça neste jogo. Se os administradores permanecerem com a mesma filosofia, este jogo poderá chegar a ter imensos jogadores, mais de 1 milhão até; em cerca de 4 ou 5 anos, se continuar a ser bem tratado.

O que achas de cada um dos 3 partidos portugueses?

- Sinceramente, creio que deviam ter maior importância. O Partido do Povo foi o primeiro partido a ser criado, mas não se apresenta dominante na política devido a falta de orientação e organização. O mesmo se sucede com o MDP, é o 2º partido em termos de data de criação e também não tem qualquer sentido de orientação ou organização. O único partido que se escapa é o Partido Democrático, que tem organização, mas não tem propriamente uma direcção política. A falta de políticos em Portugal (políticos, mesmo; pois o país não é governado por políticos, mas sim militares) contribui fortemente para esta crise política. Por um lado talvez seja melhor assim, não afecta a comunidade fortemente. Confrontos políticos levam a divisões da mesma e é preferível ver uma comunidade unida, pois é mais fácil haver uma orientação geral.

O que achas de cada uma das 3 Mu's portuguesas?

- Todas possuem um enorme potencial. Os Fuzileiros levam vantagem devido ao apoio do Estado, mas os Black Ops e a Armada dos Descobrimentos estão a ser muito bem geridas (especialmente a última). Esperemos que em breve haja uma MU portuguesa que tenha nível de Elite.

Onde achas mais fácil e mais barato comprares produtos? no product market ou no #strade [#strade é um canal no irc onde se vendem e compram produtos. Para ires lá vai a tinyurl .com/ircportugal (sem o espaço) e faz /j #strade]?

- Para ser sincero, não sou um jogador que costuma comprar. Já comprei no mercado e no #strade, embora sejam ocasiões raras. Prefiro o Product Market, contudo. O #strade muitas vezes apresenta preço horríveis e existe um enorme risco de scam, eu próprio não faço negócios no #strade com pessoas que não teem voice no canal.

Investes no monetary market? Achas que isso dá muito lucro?

- O Monetary Market é um mero instrumento para determinar o valor de uma moeda. O lucro do investimento nesse instrumento dependerá no valor da moeda mais tarde. Se investo no Monetary Market, claro, muitas vezes para comprar gold, mas não procuro um lucro, já que trocar gold por moeda e vice-versa resulta em ter o mesmo dinheiro devido ao valor da moeda.

O que achas do BabyBoom que foi feito no dia 204?

- O melhor babyboom até aos dias de hoje em Portugal. Um processo que durou 3 dias e culminou no país ter mais de 2100 cidadãos registados. No futuro, este babyboom pode dar resultados em termos militares, até poderá fazer com que Portugal seja dos países militarmente mais fortes no jogo.

O que achas da conquista de Espanha?

- Uma conquista com algum mérito nosso e da ALPHA, mas muito demérito espanhol. Já tinha referido no meu último artigo que a Espanha teve um comportamento completamente irracional em atacar o Brasil. Esse ataque facilitou imenso a conquista de Espanha, agora que o dano estava dividido, e principalmente direccionado ao Brasil. Apesar disso, foi o meu maior objectivo durante o meu mandato, e foi cumprido à risca. Toda a Espanha foi conquistada, tal e qual como eu queria. Agora, apenas me resta ver os espanhóis queimarem o gold que teem a lutar contra nós, numa altura em que o dano que Portugal dará devido ao babyboom será tão grande, que nem o gold todo que a Spain Org tem irá chegar para nos derrotar. Sinceramente, irei ver com prazer a queda completa de Espanha.

Porque concorreste a Presidente de Portugal?

- Bom, já há muito tempo que planeava candidatar-me a Presidente, mas mês após mês, fui adiando; um pouco pela falta de tempo e também por ver o país a ser bem gerido. Além disso, os candidatos apresentavam ideias geralmente boas. Contudo, não foi esse o caso no mês passado. Vi 2 candidatos sem grandes ideias em concreto. Não quis ver o país cair na monotonia e candidatei-me, colocando um artigo de candidatura à pressa com um programa incompleto e com uma equipa feita à pressa. Mesmo assim, foi o suficiente para bater os outros dois candidatos ricardolin e Samika .

Vais te recandidatar a Presidente de Portugal?

- Não, não tenho mais grandes ideias para o país, por isso não.

Achas que Portugal vai crescer muito a nivel económico, industrial e militar?

- Neste momento, Portugal apresenta todos os factores para tal. Uma bela quantidade de cidadãos serve para aumentar o poder militar, bem como o consumo, que afecta directamente a Economia num bom sentido. Ao mesmo tempo, investimento estrangeiro crescente serve para fomentar o emprego, e deste modo a produção. Não tenho as minímas dúvidas que Portugal será um país de topo se continuar a ser bem gerido.

Obrigado pela entrevista

- De nada




Previous article:
An E-World Interview 4ª entrevista (13 years ago)

Next article:
[Brunaldo Ratinho] Candidatura a Presidente de Portugal (13 years ago)

ESim
or
Register for free:
Only letters, numbers, underscore and space are allowed (A-Z,a-z,0-9,_,' ')
Show more

By clicking 'Sign Up!', you agree to the Rules and that you have read the Privacy Policy.

About the game:


USA as a world power? In E-Sim it is possible!

In E-Sim we have a huge, living world, which is a mirror copy of the Earth. Well, maybe not completely mirrored, because the balance of power in this virtual world looks a bit different than in real life. In E-Sim, USA does not have to be a world superpower, It can be efficiently managed as a much smaller country that has entrepreneurial citizens that support it's foundation. Everything depends on the players themselves and how they decide to shape the political map of the game.

Work for the good of your country and see it rise to an empire.

Activities in this game are divided into several modules. First is the economy as a citizen in a country of your choice you must work to earn money, which you will get to spend for example, on food or purchase of weapons which are critical for your progress as a fighter. You will work in either private companies which are owned by players or government companies which are owned by the state. After progressing in the game you will finally get the opportunity to set up your own business and hire other players. If it prospers, we can even change it into a joint-stock company and enter the stock market and get even more money in this way.


In E-Sim, international wars are nothing out of the ordinary.

"E-Sim is one of the most unique browser games out there"

Become an influential politician.

The second module is a politics. Just like in real life politics in E-Sim are an extremely powerful tool that can be used for your own purposes. From time to time there are elections in the game in which you will not only vote, but also have the ability to run for the head of the party you're in. You can also apply for congress, where once elected you will be given the right to vote on laws proposed by your fellow congress members or your president and propose laws yourself. Voting on laws is important for your country as it can shape the lives of those around you. You can also try to become the head of a given party, and even take part in presidential elections and decide on the shape of the foreign policy of a given state (for example, who to declare war on). Career in politics is obviously not easy and in order to succeed in it, you have to have a good plan and compete for the votes of voters.


You can go bankrupt or become a rich man while playing the stock market.

The international war.

The last and probably the most important module is military. In E-Sim, countries are constantly fighting each other for control over territories which in return grant them access to more valuable raw materials. For this purpose, they form alliances, they fight international wars, but they also have to deal with, for example, uprisings in conquered countries or civil wars, which may explode on their territory. You can also take part in these clashes, although you are also given the opportunity to lead a life as a pacifist who focuses on other activities in the game (for example, running a successful newspaper or selling products).


At the auction you can sell or buy your dream inventory.

E-Sim is a unique browser game. It's creators ensured realistic representation of the mechanisms present in the real world and gave all power to the players who shape the image of the virtual Earth according to their own. So come and join them and help your country achieve its full potential.


Invest, produce and sell - be an entrepreneur in E-Sim.


Take part in numerous events for the E-Sim community.


| Terms of Service | Privacy policy | Support | Alpha | Luxia | Primera | Secura | Suna | Magna | Pangea | Oria | e-Sim: Countryballs Country Game
PLAY ON